INOVAÇÃO. SUSTENTABILIDADE. VALORIZAÇÃO DE RECURSOS.

OS NOSSOS
SERVIÇOS

A Freire e Freitas, é uma empresa nacional, criada em Maio de 2018, que nasceu da necessidade de Portugal, ter cada vez mais uma política ecológica e uma educação de reciclagem, assim como de aproveitamento dos potenciais económicos de diversos resíduos. A sua principal missão é contribuir para um futuro sustentável, que assenta no aproveitamento e valorização dos recursos já existentes.

Desmantelamento de equipamentos elétricos e eletrónicos

A produção de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos tem vindo a aumentar ao longo dos anos, com tendência para sofrer um crescimento exponencial nas próximas décadas. Estes apresentam na sua constituição, elementos valiosos e substâncias perigosas, pelo que, é fundamental seguirem normas corretas de tratamento e eliminação de modo a diminuir os impactos ambientais e recuperar todos os materiais relevantes. Na Freire e Freitas o desmantelamento de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida baseia-se em dois objectivos principais, na remoção de componentes perigosos e na recuperação de materiais valiosos ou reutilizáveis, realizando-se, essencialmente, através de duas operações, o desmantelamento manual e o uso de tecnologias mecanizadas.

Valorização de resíduos
metálicos

Recebemos nas nossas instalações metais ferrosos e não ferrosos, provenientes de REEE. Estes resíduos de metal, ferro, aço, inox, alumínio, cobre, etc. são sujeitos a processos de triagem, processamento, acondicionamento e são objeto de valorização, mediante as operações realizadas na Freire e Freitas. O produtor de resíduos é responsável pelo destino destes e está obrigado, por lei, a recolhê-los, armazená-los, transportá-los e entregá-los em operadores licenciados de forma a não contaminarem o meio ambiente, nem constituírem perigo para a saúde humana. Na Freire e Freitas temos a capacidade através das operações de processamento de valorizar, e controlar a qualidade dos resíduos metálicos gerados, e introduzir estas matérias primas novamente no mercado.

Tratamento e eliminação
de resíduos não perigosos

A gestão de resíduos não perigosos, define-se como o conjunto de atividades relativas à recolha, transporte, armazenamento, tratamento, valorização e/ou eliminação de resíduos, não perigosos. É obrigatório que todas estas atividades sejam executadas por empresas devidamente licenciadas para o efeito, de forma ambientalmente correta, para prevenir ou reduzir os impactes ambientais resultantes da produção de resíduos. A manipulação, armazenamento e gestão inadequada dos resíduos, pode representar perigos para a saúde e para o ambiente. É necessário adotar soluções em termos de gestão integrada de resíduos perigosos e não perigosos, cujas metodologias permitam por um lado reduzir a quantidade de resíduos produzidos, e por outro garantir que os resíduos são geridos de forma correta, controlada e segura. Na Freire e Freitas, comprometemo-nos a gerir este tipo de resíduos de forma sustentável e num último passo, caso seja necessário, a eliminar estes resíduos de forma segura e eficaz.

Comércio Grosso
Minérios e metais

Temos como principal objetivo, concluídas as operações de natureza técnica, o comércio das matérias primas geradas pelo completo processo de reciclagem. Isto compreende o comércio por grosso de minérios metálicos (ferrosos e não-ferrosos) e de metais (ferrosos e não-ferrosos) em forma primária (produtos siderúrgicos e semi-produtos). Inclui o comércio por grosso de alguns metais preciosos.

OS NOSSOS
PROCESSOS

O nosso processo de reciclagem é dos sistemas mais eficientes e que consegue uma alta pureza dos Produtos obtidos.

servicos_processo